Consultoria ESG

Nossa consultoria especializada oferece suporte integral na concepção, planejamento e implementação dessas entidades, promovendo impacto positivo e alinhamento com as melhores práticas globais.

Veja abaixo mais detalhes sobre os serviços que prestamos.

Consultoria ESG para Associações e Fundações Empresariais

No cenário atual, as empresas têm uma responsabilidade crescente em adotar práticas que garantam sustentabilidade, justiça social e governança ética. Com o alinhamento às diretrizes de ESG (Environmental, Social, Governance) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, a criação de associações e fundações corporativas torna-se uma poderosa estratégia para maximizar impacto social, ambiental e econômico.

1. Planejamento Estratégico

• Identificação dos objetivos sociais, ambientais e de governança da empresa.

• Definição de alinhamento com os ODSs da ONU relevantes ao negócio.

• Desenvolvimento de uma visão de longo prazo para a associação ou fundação, em sintonia com a estratégia ESG da empresa.

2. Estruturação Paralegal e Administrativa

• Consultoria para a escolha do melhor formato jurídico: associação ou fundação.

• Redação de estatutos e regimentos internos, garantindo conformidade legal e alinhamento estratégico.

• Orientação na escolha da governança: conselhos, gestão, auditoria e compliance.

3. Identificação de certificações e incentivos

• Identificação de estratégias para captação de recursos livres, como doações e parcerias estratégicas.

• Orientação detalhada sobre leis de incentivo, incluindo a Lei Rouanet, Funcad, Condeca, Lei de Incentivo ao Esporte, entre outras, permitindo acesso a recursos incentivados.

• Auxílio na preparação da entidade para se beneficiar dessas leis, garantindo conformidade com os requisitos legais e apresentação de projetos que atraem financiamentos.